Pular para o conteúdo principal

Livro "Dinâmicas demográficas e ambiente"


D'ANTONA, Álvaro de Oliveira; CARMO, Roberto Luiz (Orgs.). Dinâmicas demográficas e ambienteCampinas: Nepo/Unicamp, 2010.

Sinopse:

O livro traz onze artigos de integrantes da linha de pesquisa População e Ambiente, vinculada ao Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Nepo/Unicamp). Combinando reflexões teóricas com estudos de caso em distintas escalas e incorporando amplo referencial analítico, os textos refletem as discussões do grupo em torno dos seguintes temas: Urbanização e dinâmica demográfica; Distribuição populacional e ambiente na Amazônia; Risco, vulnerabilidade e lugar; População e mudanças climáticas. A atualidade das questões abordadas e o tratamento teórico-metodológico aplicado às questões expressam a amplitude das discussões realizadas no âmbito dessa linha de pesquisa que existe desde 1983 e que, liderada até 2010 pelo Prof. Dr. Daniel Joseph Hogan, veio a se constituir em uma importante referência no campo dos estudos das relações recíprocas entre componentes da dinâmica demográfica e o ambiente.


Disponível para download aqui.

Abaixo um trecho da resenha elaborada pela colega Thais Tartalha:

"Oferecer um panorama dos estudos e pesquisas realizados pela linha de População e Ambiente, do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp, esta é a proposta dessa coletânea organizada por D'Antona e Carmo. Porém, desde logo na introdução, percebe-se que a proposta é não só expor trabalhos, mas também mostrar a necessidade de um cuidado teórico e metodológico ao se trabalharem as ideias e os problemas. Com isso, o livro já contribui por ser uma compilação de temáticas tratadas no âmbito do Nepo e também daquelas que são caras à área de População e Ambiente em geral, demonstrando como componentes da dinâmica demográfica podem ser trabalhados para se apreender a relação entre a população e o ambiente."

Leia a resenha completa: aqui

LOMBARDI, Thais Tartalha do Nascimento. Contemporaneidade, escalas e lugares: panoramas dos estudos de população e ambiente na atualidade. Rev. bras. estud. popul.,  São Paulo,  v. 28,  n. 2, dez.  2011 .

Sumário



Apresentação

Introdução

Transição demográfica e a questão ambiental: para pensar população e ambiente 
Roberto Luiz do Carmo e Álvaro de Oliveira D’Antona

I. Urbanização e dinâmica demográfica

Mobilidade espacial da população e impactos ambientais intra-urbanos na região fronteiriça  de Corumbá (década de 1990)
Alex Manetta

Urbanização e dinâmica demográfica em Sorocaba, SP
Henrique Frey

II. Distribuição populacional e ambiente na Amazônia

Reconfiguração do meio rural no Pará: mobilidade e distribuição da população
Julia Corrêa Côrtes

População em Unidades de Conservação da Amazônia Legal: estimativas a partir da Contagem Populacional 2007
Maria do Carmo Dias Bueno
Ricardo de Sampaio Dagnino

Fronteira da exploração mineral na Amazônia: o setor mineral e a dinâmica demográfica na  mesorregião sudeste paraense
Vinícius Moreno de Sousa Corrêa
Roberto Luiz do Carmo

III. Risco, vulnerabilidade e lugar

Enfocando riscos, perigos e vulnerabilidade na pequena escala espacial
Diomário Coelho Cerqueira

Memória e experiência no estudo da vulnerabilidade
Luiz Tiago de Paula e Eduardo Marandola Jr.

Bairro enquanto lugar dos riscos e perigos nos estudos de vulnerabilidade
Fernanda Cristina de Paula

IV. População e mudanças climáticas

Crescimento populacional e mudanças climáticas: antigas questões em novos contextos
Francine Modesto

Notas sobre a urbanização brasileira e as mudanças climáticas: risco e vulnerabilidade
Robson Bonifácio da Silva e Ricardo Ojima

Mudanças ambientais em zonas costeiras: populações e riscos
César Marques

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Cabos submarinos de internet e telecomunicações

Dica do amigo Eduardo Virgilio: Site  |   Facebook No início de 2017, existiam aproximadamente 428 cabos submarinos em operação. Este mapa interativo mostra as conexões dos cabos submarinos de telecomunicações. São cabos de fibra ótica que levam informações entre as cidades e continentes. O mapa interativo está em:  http://www.submarinecablemap.com Mapa de cabos submarinos no mundo Fonte:  http://www.submarinecablemap.com No mapa, o trajeto dos cabos é estilizado e não corresponde à localização exata do cabo. Percebe-se que existem áreas com bastante conexão como é o caso do Brasil, que possui conexões com diversos outros países e inclusive possui uma série de cidades litorâneas conectadas entre si. Mapa de cabos submarinos ligando cidades litorâneas brasileiras http://www.submarinecablemap.com Um caso interessante é do cabo submarino que leva informação para Cuba, que parte da Venezuela, um bom caso para se estudar a geopolítica das telecomunicações.