Pular para o conteúdo principal

Profissão, o que?


Profissão: Geógrafo está em construção (...), sempre!!!

O nome do blog "Profissão: Geógrafo" foi inspirado no título do filme de Michelangelo Antonioni, "Professione: reporter" (1975), que ganhou diversos nomes segundo a língua ou o país, sendo o mais famoso "The Passenger". O filme mostra as peripécias do repórter David Locke (Jack Nicholson) que vai cobrir uma pauta na África e acaba tomando a identidade de um homem morto que estava hospedado no mesmo hotel. Como resume a página de relançamento do filme em DVD: trata-se de um filme de suspense sobre um homem tentando escapar da própria vida. Porém, como todo filme de Antonioni, sempre tem outro lado, que nesse caso é o estudo da condição humana e da busca por um sentido para a vida.

Talvez inspirado pelo nome do filme, existe o programa jornalístico de televisão Profissão repórter que passa na Rede Globo desde 30 de julho de 2006 e é coordenado por Caco Barcellos.

Conheça mais sobre o filme em:

O blog Profissão: Geógrafo foi ao ar no dia do geógrafo, em 29 de maio de 2006. A idéia era fazer um blog para expor alguns pensamentos, dicas e experiências e foi inspirada na tendência de disponibilizar músicas e livros gratuitamente on-line. Em 2006, muitas pessoas começaram a criar blogs para divulgar música nova e colocar à disposição músicas antigas, num momento posterior a febre dos programas peer-to-peer (P2P), tais como Napster, Kazaa, Soulseek, Emule, etc, e anterior à perseguição aos sites de hospedagem como o Megaupload. 

No dia 29 de maio de 2006, dia do geógrafo, a reportagem de Shin Suzuki no caderno Ilustrada da Folha de São Paulo começava assim:

"No último dia 13 de maio, um álbum raro, lançado em 1969 pelo grupo psicodélico regional O Bando, e "Meu Samba É Assim", de Marcelo D2, só lançado oficialmente nove dias depois, tinham algo em comum. Não estavam nas lojas e achá-los nos programas de troca de arquivos na internet era tarefa impossível. Porém, para ouvi-los, bastava procurar outros caminhos dentro da própria rede: ambos eram oferecidos para download em blogs." (SUZUKI, Shin Oliva. Blogs colocam na rede raridades da música brasileira. Folha de S. Paulo - 29/05/2006.) 

Foi um tremendo choque quando li esta notícia pois eu já conhecia O Bando (minha mãe tinha um LP) e dois anos antes, quando morava ainda em Porto Alegre (RS), eu havia transformado o disco em MP3 "caseiramente" (ligando o output do toca-discos no input do PC; gravando tudo em WAV e depois em MP3). Não passava pela minha cabeça que alguém tinha feito essa digitalização (afinal de contas é isso que acontece quando levamos uma música do vinil pro PC) de maneira profissional, em primeiro lugar, e - mais revolucionário que isso - estava colocando à disposição para que qualquer um fizesse download em postagens de blogs na internet.

Eu acabei aproveitando essa coincidência que foi a reportagem sair justo no dia do geógrafo e somei isso com minha vontade de disponibilizar um monte de coisas que vinha acumulando desde minha época de graduação e acabei criando o blog. É por isso que a postagem que inaugura o blog se chama Homenagem ao dia do geógrafo: 29 de maio.

Em resumo, é como diz o Prof. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro: fiz geografia porque, em primeiro lugar, eu queria encontrar o meu lugar no mundo. 


Cartaz polonês do filme "Zawód: reporter"

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Classificação de localidades brasileiras para o IBGE e outras fontes

Postagem de 11/08/2015 - Atualizada em 27/05/2025 - Por: Ricardo de Sampaio Dagnino As localidades no Brasil podem ser definidas como uma "c ategoria que agrupa as feições que representam [...] os diversos tipos de concentração de habitações humanas. Exemplo: cidades, municípios, vilas etc.", conforme o Banco de Nomes Geográficos do Brasil: manual de uso (IBGE, 2024, pág. 15).  Definição semelhante pode ser lida nas "Noções básicas de cartografia. Vol. 1." (IBGE, 1999, pág. 73) e também nas "Especificações técnicas para aquisição de dados geoespaciais vetoriais do patrimônio imobiliário público federal (ET-ADGV Patrimônio Imobiliário Público Federal)" (BRASIL, 2021, p. 26): "Localidade é conceituada como sendo todo lugar do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes." Figura de Localidade nas Especificações para aquisição de dados geoespaciais (BRASIL, 2021, p.26) As Especificações técnicas p...

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in H...

Resenha do livro Os Riscos, organizado por Yvette Veyret (2007)

Reproduzo abaixo a resenha do livro de Yvette Veyret (Os Riscos, o homem como agressor e vítima do meio ambiente) realizada pela professora Aureanice de Mello Corrêa. Esta resenha foi originalmente publicada no Boletim da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia  (ANPEGE) Nº 4, 2ª Quinzena de Agosto de 2007. Disponível:  aqui   Mais sobre o livro no Site da Editora Contexto Comentário sobre a matéria jornalística veiculada pelo jornal O globo sob o título A vida por um triz e resenha da Introdução do livro: Os Riscos, o homem como agressor e vítima do meio ambiente, organizado por Yvette Veyret publicado pela Editora Contexto, São Paulo, 2007. Por Aureanice de Mello Corrêa (Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Na esteira do mal-estar e indignação da sociedade brasileira provocada pelo acidente aéreo do Airbus -320 da TAM em São Paulo no aeroporto de Congonh...