Profissão, o que?


Profissão: Geógrafo está em construção (...), sempre!!!

O nome do blog "Profissão: Geógrafo" foi inspirado no título do filme de Michelangelo Antonioni, "Professione: reporter" (1975), que ganhou diversos nomes segundo a língua ou o país, sendo o mais famoso "The Passenger". O filme mostra as peripécias do repórter David Locke (Jack Nicholson) que vai cobrir uma pauta na África e acaba tomando a identidade de um homem morto que estava hospedado no mesmo hotel. Como resume a página de relançamento do filme em DVD: trata-se de um filme de suspense sobre um homem tentando escapar da própria vida. Porém, como todo filme de Antonioni, sempre tem outro lado, que nesse caso é o estudo da condição humana e da busca por um sentido para a vida.

Talvez inspirado pelo nome do filme, existe o programa jornalístico de televisão Profissão repórter que passa na Rede Globo desde 30 de julho de 2006 e é coordenado por Caco Barcellos.

Conheça mais sobre o filme em:

O blog Profissão: Geógrafo foi ao ar no dia do geógrafo, em 29 de maio de 2006. A idéia era fazer um blog para expor alguns pensamentos, dicas e experiências e foi inspirada na tendência de disponibilizar músicas e livros gratuitamente on-line. Em 2006, muitas pessoas começaram a criar blogs para divulgar música nova e colocar à disposição músicas antigas, num momento posterior a febre dos programas peer-to-peer (P2P), tais como Napster, Kazaa, Soulseek, Emule, etc, e anterior à perseguição aos sites de hospedagem como o Megaupload. 

No dia 29 de maio de 2006, dia do geógrafo, a reportagem de Shin Suzuki no caderno Ilustrada da Folha de São Paulo começava assim:

"No último dia 13 de maio, um álbum raro, lançado em 1969 pelo grupo psicodélico regional O Bando, e "Meu Samba É Assim", de Marcelo D2, só lançado oficialmente nove dias depois, tinham algo em comum. Não estavam nas lojas e achá-los nos programas de troca de arquivos na internet era tarefa impossível. Porém, para ouvi-los, bastava procurar outros caminhos dentro da própria rede: ambos eram oferecidos para download em blogs." (SUZUKI, Shin Oliva. Blogs colocam na rede raridades da música brasileira. Folha de S. Paulo - 29/05/2006.) 

Foi um tremendo choque quando li esta notícia pois eu já conhecia O Bando (minha mãe tinha um LP) e dois anos antes, quando morava ainda em Porto Alegre (RS), eu havia transformado o disco em MP3 "caseiramente" (ligando o output do toca-discos no input do PC; gravando tudo em WAV e depois em MP3). Não passava pela minha cabeça que alguém tinha feito essa digitalização (afinal de contas é isso que acontece quando levamos uma música do vinil pro PC) de maneira profissional, em primeiro lugar, e - mais revolucionário que isso - estava colocando à disposição para que qualquer um fizesse download em postagens de blogs na internet.

Eu acabei aproveitando essa coincidência que foi a reportagem sair justo no dia do geógrafo e somei isso com minha vontade de disponibilizar um monte de coisas que vinha acumulando desde minha época de graduação e acabei criando o blog. É por isso que a postagem que inaugura o blog se chama Homenagem ao dia do geógrafo: 29 de maio.

Em resumo, é como diz o Prof. Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro: fiz geografia porque, em primeiro lugar, eu queria encontrar o meu lugar no mundo. 


Cartaz polonês do filme "Zawód: reporter"

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...