Pular para o conteúdo principal

Plataformas da Petrobrás em risco

As plataformas de petróleo da Petrobras estão sendo lançadas ao mar inacabadas e sem alguns itens de segurança colocando em risco a saúde e a vida dos trabalhadores além do ambiente aquático e atmosférico, vulnerável ao derramamento de óleo  e da combustão deste.

É isto que relatam os documentos do Ministério Público do Trabalho, no âmbito do projeto Ouro Negro, iniciado em 2011 em parceria com a Marinha, a Agência Nacional do Petróleo e Derivados (ANP), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), IBAMA e Ministério do Trabalho (LIMA, 2014).

Cabe destacar que os problemas nas plataformas da Petrobras, além dos problemas sociais e ambientais, acarretam também prejuízos econômicos, como destaca do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro/NF) em entrevista com Henrique Jager (2012) sobre as paradas não programadas em 2011.

Cabe ressaltar ainda os eventos recentes envolvendo incêndio na plataforma P-20 (INCÊNDIO, 2013). E outros eventos catalogados e investigados pela equipe do SkyTruth, que monitora a Bacia de Campos através de imagens de satélite. 

Infográfico com a localização das principais plataformas com problemas
Fonte: Folha de São Paulo (LIMA, 2014) 



A seguir trechos da reportagem da Exame (VALLE, 2014): 

"Última plataforma da Petrobras a ser entregue, em cerimônia em dezembro com a presença da presidente Dilma Rousseff, a P-62 saiu do estaleiro incompleta. Não foi a primeira, segundo sindicalistas. Por pressão política, para melhorar o saldo da balança comercial e para dar satisfação ao mercado, as plataformas são inauguradas inacabadas e depois finalizadas em mar - o que é mais caro e lento para a empresa, além de menos seguro para trabalhadores."

"O diretor de segurança e saúde do Sindipetro-NF, Norton Almeida, credita o lançamento ao mar de plataformas ainda não operacionais a pressão política. No início do mês, ele embarcou na P-62 e conferiu pessoalmente os problemas. O sindicato diz que o sistema náutico saiu do estaleiro sem um cabo de ré, sem uma das amarras do sistema de ancoragem de bombordo (lado esquerdo) e sem o sistema elétrico pronto, entre outros itens." 

"O cabeamento de energia incompleto forçou, por exemplo, a instalação de um gerador de energia que pegou fogo em janeiro, quando a plataforma navegava em direção ao campo de Roncador, na Bacia de Campos. Foram 40 minutos para controlar o incêndio, ao lado de um tanque de diesel, segundo Almeida. A unidade chegou à locação com duas semanas de atraso."

"Em maior ou menor grau, isso (ir ao mar inacabada) aconteceu com as últimas 12 plataformas próprias da Petrobras", disse Almeida, citando a P-43, P-48, P-50, P-51, P-52, P-53, P-54, P-55, P-56, P-57, P-58 e P-63. Procurada, a Petrobras não se manifestou até o fechamento dessa matéria."

Referências:

JAGER, Henrique. Produção a qualquer custo pode colocar Petrobrás em risco. Revista Imagem. Sindipetro/NF, n. 34, 30/03/2012. Disponível em: <http://goo.gl/J3Q3pT>. Acesso em 26 de fevereiro de 2014.

LIMA, Samantha. Vistoria aponta risco em plataformas de petróleo da Petrobras. Folha de São Paulo. 23 de fevereiro de 2014. Disponível em: <http://folha.com/no1416436>. Acesso em 26 de fevereiro de 2014.

VALLE, Sabrina. Petrobras entrega plataformas incompletas, diz sindicato. Exame, 13 de fevereiro de 2014. Disponível em: <http://goo.gl/iUF1g7>. Acesso em 26 de fevereiro de 2014.

VISTORIA aponta irregularidades em plataformas da Petrobrás. Terra, 23 de fevereiro de 2014. Disponível em: <http://goo.gl/Hxabt8>. Acesso em 26 de fevereiro de 2014.

INCÊNDIO interrompe produção da plataforma P-20 na Bacia de Campos. Vitória News, 30/12/2013.
Disponível em: <http://goo.gl/khxllk>. Acesso em 26 de fevereiro de 2014.

SKYTRUTH: http://blog.skytruth.org/search/label/Campos



Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in H...

Gerador de mapas de sobrenomes italianos

Os mapas abaixo foram elaborados  pelo projeto GENS e estão disponíveis no site  http://www.gens.labo.net/it/cognomi/ . Basta escolher o sobrenome desejado (no caso foi Dagnino) que o site mostra a localização das pessoas que possuem o sobrenome, na Itália e nos Estados Unidos. É possível escolher a técnica cartográfica na qual a informação será apresentada. O Projeto Gens  nasceu da experiência de um grupo de licenciados em ciências humanas na Faculdade de Artes da Universidade de Génova, com especialização em história, demografia e estatística, arquivo e biblioteca da ciência. ( FONTE ) Originalmente era um projecto de investigação sobre o distibuição de sobrenomes em toda a Itália, mas após a primeira realização e do primeiro impacto com o público, os participantes do Projeto Gens decidiram torná-lo disponível para outros. ( FONTE ) Mais informações em  http://www.labo.net/

Shapefiles do Projeto Global Administrative Areas (GADM)

Global Administrative Areas (GADM) http://www.gadm.org No site do GADM é possível baixar arquivos com malhas espaciais com as divisões administrativas de diversos países do mundo em diversos formatos (Shapefile, ESRI personal geodatabase, ESRI file geodatabase, Google Earth .kmz, RData) O Sistema de Coordenadas das malhas é Lat/Long com Datum WGS84.  É possível fazer o download dos arquivos de todo o mundo de uma só vez ou cada país individualmente: Download de País a país:  http://www.gadm.org/country Download de Todos os países:  http://www.gadm.org/version2  - (arquivo zipado com 300 MB)  Sobre o projeto GADM "GADM was developed to support various activities, including georeferencing of textual locality descriptions (the  BioGeomancer  project) and for mapping census type data. The database is currently developed by Robert Hijmans. Major contributions have been made by Nell Garcia, Arnel Rala, and Aileen Maunahan ...