Pular para o conteúdo principal

Empresas de transporte, de lixo e especulação imobiliária governam as cidades brasileiras, diz Pochmann

A reportagem de Oliveira (2013) traz algumas notas e comentários de Marcio Pochmann durante um seminário realizado em Porto Alegre no dia 19 de agosto:

+ O tema das cidades, que ganhou muita ênfase com os protestos e manifestações recentes, será um dos principais pontos a ser debatido nas eleições presidenciais e estaduais de 2014.

+ Existem três forças políticas que atualmente governam as cidades brasileiras: o capital da especulação imobiliária, o capital das empresas que operam o transporte público e o capital das empresas que operam os serviços de coleta e destinação do lixo. "A reinvenção das cidades pressupõe a construção de uma nova maioria política. Não existe futuro com esses três grupos”,

+ O século XXI será “o século das cidades”. As metrópoles precisam se reinventar para oferecer qualidade de vida e direitos sociais ao novo perfil demográfico que o país terá nas próximas décadas – com o crescimento da população idosa e a diminuição do número de pessoas por família.

+ Um dos principais entraves à qualidade de vida nas cidades é a “disputa do tempo” dos seus habitantes. “A questão fundamental é: como usar nosso tempo livre? Uma coisa é o trabalho no capitalismo como condição de sobrevivência. Existem formas de trabalho que não são regidas pela dependência monetária”.

+ Na política nacional existe “um certo esgotamento da agenda da inclusão social”, que não consegue se aprofundar mais no atual arranjo político do governo federal. “A maioria política construída em 2002 nos permitiu recuperar a agenda da inclusão social, que estava interrompida desde 1964. Mas é insuficiente para darmos um passo posterior e construir uma agenda civilizatória que vá além apenas da inclusão pelo mercado”.

+ As manifestações de junho deste ano demonstram os limites de um projeto “ubrano-industrial e social-democrata de inclusão na sociedade de consumo”.

Marcio Pochmann foi professor da Universidade Estadual de Campinas, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e candidato à prefeitura de Campinas em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Referência

OLIVEIRA, Samir. Especulação imobiliária, transporte e lixo governam cidades, diz Pochmann. In: Rede Brasil Atual - 21/08/2013 - Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/cidades/construtoras-empresas-de-transporte-e-de-coleta-de-lixo-governam-cidades-diz-pochmann-8065.html

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in H...

Cartografia Social dos quilombolas e o carvão no Sapê do Norte (Espírito Santo/Brasil)

Seguindo dica de notícia publicada em 24 de junho de 2013 por Denise Porfírio em http://www.palmares.gov.br  (Pesquisa retrata o trabalho dos quilombolas em carvoarias capixabas) e republicada no Scoop It , i ndico a publicação " Cartografia Social dos quilombolas e o carvão no Sapê do Norte" disponível gratuitamente no Issuu . "Esta publicação é fruto da pesquisa feita pelos quilombolas do Sapê do Norte, região norte do estado do Espírito Santo (Brasil). Com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos, a presente publicação retrata os desafios que os quilombolas enfrentam, como a regularização fundiária, acesso à políticas públicas e o pesado trabalho infantil nas carvoarias. Convidamos à leitura, reflexão e proposição de mudanças neste cenário que viola o direito de nossas crianças. Coordenação: Sandro José da Silva [Universidade Federal do Espírito Santo]"

O descobridor de geoglifos gaúchos

Venho divulgar o trabalho de Bruno Farias , jornalista e autor de diversos textos, fotos e mapas e um livro sobre os geoglifos gaúchos (mais informações sobre o autor nos links a seguir). Capa do livro de Bruno Farias Ele inventariou uma série de pontos com  geoglifos : alterações no terreno, solo ou relevo da terra para diversos fins, desde construção de cercados até inscrições para viajantes espaciais. Farias (2011) utiliza imagens de satélites e o  Google Mapas , para indicar os pontos com geoglifos no sul do Brasil. Provavelmente os geoglifos mais famosos do mundo localizam-se no deserto de Nazca (Peru) e são mencionados por Jacques Bergier em seu livro "Extraterrestres na História" (DAGNINO, 2013). No Brasil, são muito divulgados aqueles localizados na Amazônia, com destaque para os geoglifos do Acre (PIVETTA, 2011a) e do Amapá (PIVETTA, 2011b) O trabalho de Bruno Farias vem sendo reconhecido como um dos mais importantes do sul do Brasil, como salienta o ...