Livro recente do Geógrafo José Donizete apresenta os efeitos da divisão territorial que está sendo proposta no Brasil, com ênfase para a criação dos estados do Carajás e Tapajós a partir do desmembramento do estado do Pará.
Postagem de 11/08/2015 - Atualizada em 27/05/2025 - Por: Ricardo de Sampaio Dagnino As localidades no Brasil podem ser definidas como uma "c ategoria que agrupa as feições que representam [...] os diversos tipos de concentração de habitações humanas. Exemplo: cidades, municípios, vilas etc.", conforme o Banco de Nomes Geográficos do Brasil: manual de uso (IBGE, 2024, pág. 15). Definição semelhante pode ser lida nas "Noções básicas de cartografia. Vol. 1." (IBGE, 1999, pág. 73) e também nas "Especificações técnicas para aquisição de dados geoespaciais vetoriais do patrimônio imobiliário público federal (ET-ADGV Patrimônio Imobiliário Público Federal)" (BRASIL, 2021, p. 26): "Localidade é conceituada como sendo todo lugar do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes." Figura de Localidade nas Especificações para aquisição de dados geoespaciais (BRASIL, 2021, p.26) As Especificações técnicas p...

Olá, boa tarde!
ResponderExcluirSou da editora que publicou este livro.
Agradeço sua divulgação, só gostaria de pedir para alterar o nome da Editora para "Oficina de Textos". O site é www.ofitexto.com.br. O link do Comunitexto que você colocou é o nosso portal de notícias, não está errado.
Obrigada.
Obrigado pela correção.
ResponderExcluirAbraço