Pular para o conteúdo principal

Livro: A obra de Aziz Nacib Ab'Saber


No dia 30 de maio de 2011, durante as comemorações do Dia do Geógrafo (29/5) e do Geólogo (30/5), ocorreu na Unicamp o lançamento do livro "A obra de Aziz Nacib Ab'Saber" com mesa de autógrafos e palestra do Prof. Aziz. 

A coordenação do evento é do professor Celso Dal Ré Carneiro, do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino (DGAE) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.



Impressões de Ricardo Dagnino sobre a palestra e lançamento do livro:

Durante a palestra, Aziz destacou que tratava-se de uma homenagem aos alunos de geografia e geologia e não uma homenagem para ele, que nunca gostou muito de ser homenageado. Enquanto relembrava um pouco de suas experiências de descobrimento do Brasil (o descobrimento dos mares de morros da região de São Luiz do Paraitinga durante a infância, a viagem até o Mato Grosso com o Prof. Pasquale Petrone, o sertão nordestino, a Amazônia e por último o Rio Grande do Sul) ele falou que muitos dos deputados que aprovaram a reforma do código florestal não conhecem realmente o Brasil. Mais uma vez, Aziz deu uma aula de geografia, de construção de uma sólida carreira profissional e de cidadania!!


Sobre o livro:

O livro foi organizado por May Gautiere-Modenesi, Andrea Bartorelli, Virginio Mantesso-Neto, Celso Dal Ré Carneiro, Matias B. A. L.


Capa do livro: "A obra de Aziz Nacib Ab'Saber"


Referência: 

Gautiere-Modenesi, May; Bartorelli, Andrea; Mantesso-Neto, Virginio; Carneiro, Celso Dal Ré; Lisboa, Matias. (org.) A obra de Aziz Nacib Ab'Saber. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2010. v. 1. 588p. ISBN 9788562768057.


Veja a descrição da obra no site da Editora Beca:

Reunião da obra acadêmica do geógrafo Aziz Nacib Ab'Sáber. No DVD anexo, documentário, registro do encontro com Fernando Flávio Marques de Almeida, e acervo de fotos das décadas de 1950 e 1960, além de mais de quatrocentos artigos publicados pelo autor (em formato PDF), incluindo textos inéditos, com possibilidade de busca simultânea.




















Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Cabos submarinos de internet e telecomunicações

Dica do amigo Eduardo Virgilio: Site  |   Facebook No início de 2017, existiam aproximadamente 428 cabos submarinos em operação. Este mapa interativo mostra as conexões dos cabos submarinos de telecomunicações. São cabos de fibra ótica que levam informações entre as cidades e continentes. O mapa interativo está em:  http://www.submarinecablemap.com Mapa de cabos submarinos no mundo Fonte:  http://www.submarinecablemap.com No mapa, o trajeto dos cabos é estilizado e não corresponde à localização exata do cabo. Percebe-se que existem áreas com bastante conexão como é o caso do Brasil, que possui conexões com diversos outros países e inclusive possui uma série de cidades litorâneas conectadas entre si. Mapa de cabos submarinos ligando cidades litorâneas brasileiras http://www.submarinecablemap.com Um caso interessante é do cabo submarino que leva informação para Cuba, que parte da Venezuela, um bom caso para se estudar a geopolítica das telecomunicações.