Pular para o conteúdo principal

Homenagem para Milton Santos - Dia do Geógrafo 2010

Parabéns aos geógrafos!!



Agradeço à colega Ana Stumpf Mitchell pela dica dessa música que apresenta um trecho do livro do Milton Santos na voz de Hebe Alves!

CD: "Salve as Folhas" (2007) - Representa o material didático utilizado nas oficinas "Compreendendo o Meio Ambiente a partir da audição", iniciado em 2007 pelo Instituto do Meio Ambiente, através da DEAMA (Bahia).

Composição: Danilo Caymmi/Dudu Falcão

Percussão: Giba Conceição
Texto: Milton Santos
Voz: Hebe Alves
Violão: Mario Ulloa




Trecho falado é baseado em um texto do geógrafo Milton Santos.
Veja dos detalhes:
Letra de "O Bem e o Mal"
"O que eu quero dizer é que a busca da utopia, é algo de ancestral e companheiro do homem . Eu sei que hoje se costuma ridicularizar quem fala em utopia, mas não me preocupo em insistir que sem ela não vale a pena viver, e sem ela tão pouco é possível pensar porque o pensamento não é produzido a partir do que houve, nem do que há."
Trecho da Conferência magna proferida por Milton Santos no I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, em 12 de julho de 2000. Um dos eventos que marcou o centenário da Fundação Oswaldo Cruz.
Versão 1:
"A mensagem mais importante que gostaria de passar é que a busca da utopia é algo ancestral e companheirodo homem. O que distingue o ser humano dos outros animais não é o dedão, é exatamente o fato de queele é portador de utopia. Eu sei que hoje se costuma ridicularizar quem fala em utopia, mas não me preocupo em insistir que sem ela não vale a pena viver, e sem ela também é impossível pensar, porque o pensamento não é produzido a partir do que houve, nem do que há."
(referência: SANTOS, Milton. Saúde e ambiente no processo de desenvolvimento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.1, pp. 309-314. ISSN 1413-8123. p.310. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/csc/v8n1/a24v08n1.pdf)
Versão 2:
"O que eu quero dizer (mesmo,) é que a busca da utopia, é algo de ancestral e companheiro do homem (, porque o que distingue o homem dos outros animais não é esse dedão, é exatamente o fato de que ele é portador de utopia. Eu sei que hoje se costuma ridicularizar quem fala em utopia, mas não me preocupo em insistir que sem ela não vale a pena viver, e sem ela tão pouco é possível pensar porque o pensamento não é produzido a partir do que houve, nem do que há."
(Conferência Magna Dr. Milton Santos – USP. I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no processo de Desenvolvimento – 12 de julho de 2000. Disponível: http://leonildoc.orgfree.com/milton.htm)

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Cabos submarinos de internet e telecomunicações

Dica do amigo Eduardo Virgilio: Site  |   Facebook No início de 2017, existiam aproximadamente 428 cabos submarinos em operação. Este mapa interativo mostra as conexões dos cabos submarinos de telecomunicações. São cabos de fibra ótica que levam informações entre as cidades e continentes. O mapa interativo está em:  http://www.submarinecablemap.com Mapa de cabos submarinos no mundo Fonte:  http://www.submarinecablemap.com No mapa, o trajeto dos cabos é estilizado e não corresponde à localização exata do cabo. Percebe-se que existem áreas com bastante conexão como é o caso do Brasil, que possui conexões com diversos outros países e inclusive possui uma série de cidades litorâneas conectadas entre si. Mapa de cabos submarinos ligando cidades litorâneas brasileiras http://www.submarinecablemap.com Um caso interessante é do cabo submarino que leva informação para Cuba, que parte da Venezuela, um bom caso para se estudar a geopolítica das telecomunicações.