Pular para o conteúdo principal

ColorBrewer, IndieMapper e mais ferramentas da Axis Maps LLC

Este post lista algumas ferramentas úteis para geógrafos, cartógrafos e fazedores de mapas e infográficos. Publicado originalmente em outubro/2009 e revisado em fevereiro/2021.



É uma empresa de cartógrafos preocupados em transformar os mapas em ferramentas interativas e de fácil utilização. Conheça também as ferramentas disponíveis para uso gratuito (aqui) e as dicas para fazer mapas animados e interativos em Cartography 2.0.

Colorbrewer 2.0 

É uma ferramenta online criada por Cynthia Brewer, Mark Harrower e The Pennsylvania State University para ajudar as pessoas a selecionar bons esquemas de cores para mapas e outros gráficos. O usuário é capaz de escolher qual a qualidade dos gráficos de saída e qual a palheta de cores que deseja.

Leia mais sobre Cynthia Brewer em "The Cartographer Who's Transforming Map Design" (20/10/2014 - https://www.wired.com/2014/10/cindy-brewer-map-design/)




TypeBrewer - descontinuada

Atualização em 16/02/2021:

A ferramenta foi descontinuada, mas ainda é possível ler sobre ela usando o WayBack Machine: https://web.archive.org/web/20160617012149/http://typebrewer.org/

A ferramenta estava baseada em Flash e simulava o uso de diferentes tipos e tamanhos de fontes em mapas:


Veja a descrição que estava no site:

Sobre TypeBrewer

 

TypeBrewer é uma ferramenta de ajuda gratuita que permite que cartógrafos não especializados explorem tipografia em um ambiente semiestruturado. Não é um software de mapeamento. Em vez de fornecer todas as funcionalidades de um programa de design gráfico ou GIS, o TypeBrewer reduz a seleção de tipo aos seus elementos básicos: família da fonte, tamanho do texto, espaçamento entre letras e densidade do rótulo (ou seja, rastreamento). Ele oferece uma maneira rápida e fácil de explorar alternativas tipográficas e ver o impacto que elas têm na "aparência" geral de um mapa. TypeBrewer é projetado para cartógrafos que desejam aprender mais sobre tipografia de mapas e obter especificações de texto para iniciar um projeto de mapa.

No núcleo do TypeBrewer estão doze "paletas" tipográficas. Essas são combinações de famílias de fontes que variam no tamanho do texto, espaçamento entre letras e densidade do rótulo. Eles podem ser aplicados a uma ampla gama de projetos possíveis para ajudar a atingir objetivos importantes de design de mapas, tais como:

  • Legibilidade do texto do mapa em tela normal e condições de leitura de impressão.
  • Funcionalidade do texto do mapa para comunicar uma boa hierarquia visual das características do mapa.
  • Apelo visual do texto do mapa por meio da combinação inteligente de famílias e estilos de fontes.


Example of a TypeBrewer type "palette" showing one of many possible font family and style combinations.



O antigo sítio "http://indiemapper.com" foi comprado para fazer propaganda para um ex-presidente norte-americano e agora o link correto para a página é: http://indiemapper.io/ (Editado em 16/02/2021).

Permite abrir e converter shapefiles e apresentar o mapa em diferentes projeções (abaixo duas imagens da interface do programa):

Layers ativados: Cidades do mundo, países, rios e Municípios da Amazônia Legal (este layer eu que inclui através de upload).

Projeção Ortográfica


Projeção Mercator


Projeção Mercator (Detalhe)

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Classificação de localidades brasileiras para o IBGE e outras fontes

Postagem de 11/08/2015 - Atualizada em 27/05/2025 - Por: Ricardo de Sampaio Dagnino As localidades no Brasil podem ser definidas como uma "c ategoria que agrupa as feições que representam [...] os diversos tipos de concentração de habitações humanas. Exemplo: cidades, municípios, vilas etc.", conforme o Banco de Nomes Geográficos do Brasil: manual de uso (IBGE, 2024, pág. 15).  Definição semelhante pode ser lida nas "Noções básicas de cartografia. Vol. 1." (IBGE, 1999, pág. 73) e também nas "Especificações técnicas para aquisição de dados geoespaciais vetoriais do patrimônio imobiliário público federal (ET-ADGV Patrimônio Imobiliário Público Federal)" (BRASIL, 2021, p. 26): "Localidade é conceituada como sendo todo lugar do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes." Figura de Localidade nas Especificações para aquisição de dados geoespaciais (BRASIL, 2021, p.26) As Especificações técnicas p...

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in H...

Resenha do livro Os Riscos, organizado por Yvette Veyret (2007)

Reproduzo abaixo a resenha do livro de Yvette Veyret (Os Riscos, o homem como agressor e vítima do meio ambiente) realizada pela professora Aureanice de Mello Corrêa. Esta resenha foi originalmente publicada no Boletim da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia  (ANPEGE) Nº 4, 2ª Quinzena de Agosto de 2007. Disponível:  aqui   Mais sobre o livro no Site da Editora Contexto Comentário sobre a matéria jornalística veiculada pelo jornal O globo sob o título A vida por um triz e resenha da Introdução do livro: Os Riscos, o homem como agressor e vítima do meio ambiente, organizado por Yvette Veyret publicado pela Editora Contexto, São Paulo, 2007. Por Aureanice de Mello Corrêa (Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Na esteira do mal-estar e indignação da sociedade brasileira provocada pelo acidente aéreo do Airbus -320 da TAM em São Paulo no aeroporto de Congonh...