24 julho 2013

Relatório do Imazon sobre Desmatamento em Áreas Protegidas da Amazônia (2012-2013)

As 10 Áreas Protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) da Amazônia Legal com mais alertas de desmatamento em 2012 e 2013 foram, em ordem decrescente do tamanho de área desmatada: Flona do Jamanxim (PA), APA Triunfo do Xingu (PA), Florex Rio Preto-Jacundá (RO), Flona de Altamira (PA), TI Cachoeira Seca do Iriri (PA), FERS Mutum (RO), TI Kayabi (PA/MT), APA Rio Pardo (RO), TI Apyterewa (PA), TI Marãiwatsede (MT).

Os dados estão no relatório do Imazon elaborado por Araújo et al (2013) que mostra também que elas tem algo mais em comum do que o desmatamento:


"O que elas têm em comum: ocupantes ilegais e ausência de plano de gestão (com exceção de duas); além de ausência ou falha da fiscalização em algumas delas. Isso as torna vulneráveis às ameaças que enfrentam, pois todas elas estão em área de expansão ou melhoria de infraestrutura, o que atrai imigrantes e torna o desmatamento mais atrativo economicamente."


Abaixo estão alguns mapas e gráficos selecionados da publicação:




Mapa do desmatamento na Amazônia, com destaque para as Áreas Protegidas mais desmatadas segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), entre agosto de 2012 e março de 2013


Áreas Protegidas mais desmatadas no Estado do Pará e no norte do Mato Grosso entre agosto de 2012 e março de 2013 (SAD).



As 10 Áreas Protegidas mais desmatadas na Amazônia entre agosto de 2012 e março de 2013 (SAD).


Referência

ARAÚJO, E.; MARTINS, H.; BARRETO, P. LIMA, A. Áreas Protegidas da Amazônia Legal com mais alertas de desmatamento em 2012-2013 Belém, PA: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), 2013. Disponível AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...