30 julho 2008

Densidade da População Versus População com Fome

Em "Why Burma will beat Bangaldesh: human capital matters" postado por Razib em 10 de Abril de 2008 em Science Blogs/Gene Expressions - cujo texto foi adaptado e traduzido abaixo e os mapas foram reproduzidos em seguida - é dito que os mapas da FAO (Food and Agriculture Organization of The United Nations  ou, em português, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) sobre fome e subnutrição não mostram a realidade mundial pois apresentam apenas dados relativos à população, ou seja, apresentam o número de pessoas com fome em cada país em função do total de população de cada país:

Mapa 1: População com fome em cada país em função do total de habitantes de cada país

Mapa 2: Quantidade de população no mundo
Na tradução livre das palavras de RAZIB, em Science Blogs/Gene Expressions: "Eu não quero minimizar o sofrimento na África Subsaariana; mas note que esta região tem uma população de 770 milhões contra uma população de quase 1,4 bilhão no Sul da Ásia. Também, note que em nações com grande densidade populacional, como a Nigéria, a nutrição é melhor do que na maior parte do Sul da Ásia. (...) Ao ler artigos sobre a revolução econômica Indiana, tenha estes dados em mente."
------------------------------
A questão colocada é que o mapa da FAO abaixo, que é muito parecido com o mapa lá de cima, já leva em conta a densidade da população.
A intenção do Razib de relativizar a fome com a quantidade de população é muito boa mas não funciona com este mapa da FAO pois ele já está ponderado pela quantidade de população. Isso pode ser comprovado através das estatísticas que foram usadas na construção do mapa disponíveis na página da FAO, principalmente os dois primeiros arquivos de Prevalence of undernourishment in total population e Number of undernourished persons. O primeiro arquivo apresenta os números relativos de esfomeados em relação ao totalde população enquanto que o segundo mostra os números absolutos de pessoas com fome em cada país. Dessa forma, pode-se perceber que em números relativos (primeiro arquivo) a África é campeã, e que nos números absolutos de esfomeados (segundo arquivo) a Índia e depois a China estão nos primeiros lugares.

Veja os mapas animados da FAO sobre a fome no mundo.

Um comentário:

  1. Opa,Ricardo.
    Gosto muito do seu blog.Já tem um tempo que conheço ele por indicação.
    To adicionando o link no meu blog,tudo bem?

    abraço

    ResponderExcluir

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...