Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre a escrita criativa - curso com Shaun Levin - unidade 1

Estou começando o ano 2021 de uma forma mais leve. Enquanto a pandemia do coronavírus nos estimula a não sair de casa, estou aproveitando para praticar Escrita Criativa, um método de expressão que pode contribuir para aqueles que necessitam melhorar a forma de comunicar suas ideias.

O curso é "Escrita criativa para iniciantes: dê vida à sua história" - Um curso de Shaun Levin, Autor e Professor de Escrita Criativa e está disponível na plataforma Domestika (https://www.domestika.org/pt/courses/1779-escrita-criativa-para-iniciantes-de-vida-a-sua-historia).

Vou compartilhar aqui alguns ensinamentos, reflexões e tarefas que tenho feito durante o curso, começando pela unidade 1.

Uma breve biografia

Tarefa: Escreva sua breve biografia na terceira pessoa em exatamente 100 palavras, nem mais nem menos!

Ricardo Dagnino gosta de ler, escrever, desenhar, passear, tocar violão e fotografar. Vive com a família, mulher e filhos, em Osório, e trabalha em Tramandaí, cidades litorâneas ao sul do Brasil. Trabalha como pesquisador e professor das áreas de geografia, planejamento urbano-regional e demografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por causa do seu ofício, com muita frequência elabora gráficos, esboços e mapas utilizando computadores. Mesmo assim, nunca abandonou os desenhos, esboços e a escrita à mão. Escreveu e publicou artigos e livros científicos. Mantém blogs que abordam assuntos diversos, desde geografia até música, uma de suas paixões.

Cidade de Osório - Rio Grande do Sul - Brasil - 2021
Foto: Ricardo Dagnino



Escritores que fazem você querer escrever

Tarefa: Compartilhe alguns detalhes sobre um escritor que você ama e como você se sente conectado a ele, inspirado por ele, talvez até parecido com ele.

Me encantam muitos escritores, de diversos gêneros e estilos, e provavelmente o ponto que os une e que eu mais gosto é o senso de humor e o ritmo que eles empregam na escrita. Selecionei aqui apenas cinco dos que mais gosto: dois brasileiros e 3 estrangeiros.

Entre os brasileiros gosto muito de Chico Buarque (http://www.chicobuarque.com.br/), que escreve romances, canções e peças teatrais e Rubem Alves (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rubem_Alves), escritor, psicanalista, educador e teólogo.

Entre os estrangeiros estão: o médico e educador polonês Janusz Korczak (https://pt.wikipedia.org/wiki/Janusz_Korczak) pseudônimo de Henryk Goldszmit, que viveu entre 1878 e 1942 e escreveu para adultos e crianças; dois importantes escritores que misturaram ficção e realidade e surrealismo, o argentino Júlio Cortázar (https://es.wikipedia.org/wiki/Julio_Cort%C3%A1zar) que viveu entre 1914 e 1984, e o norte-americano Philip K. Dick (https://es.wikipedia.org/wiki/Philip_K._Dick) que viveu entre 1928 a 1982.


Autores e livros inspiradores.

Na foto estão: dois livros de Chico Buarque vencedores do prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira, Estorvo (1992) e Leite Derramado (2010); "A música da Natureza" de Rubem Alves; "O Jogo da Amarelinha" (Rayuela) de Júlio Cortázar; "Quando eu voltar a ser criança" (https://books.google.com.br/books?id=uRah-_AcitkC) de Janusz Korczak; a coletânea “Minority Report - A nova lei” de Philip K. Dick publicada pela Editora Record que inclui os contos: “Jogo de Guerra”, “O que dizem os mortos”, “Ah, ser um bolho”, “Podemos recordar para você por um preço razoável” (que inspirou o filme “Total Recall”), “A fé dos nossos pais”, “A formiga elétrica”, “A segunda variedade” (inspirou o filme “Screamers”), “Impostor” (inspirou filme com o mesmo nome), além do conto que dá nome à coletânea e que inspirou o filme de mesmo nome.


A visão do seu caderno

Tarefa: Da próxima vez que você se sentar para escrever, tire uma foto do que você vê à sua frente. Inclua seu caderno na foto!

Um local inspirador para escrever é a mesa na varanda de casa.


minha visão preferida para escrever


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Cabos submarinos de internet e telecomunicações

Dica do amigo Eduardo Virgilio: Site  |   Facebook No início de 2017, existiam aproximadamente 428 cabos submarinos em operação. Este mapa interativo mostra as conexões dos cabos submarinos de telecomunicações. São cabos de fibra ótica que levam informações entre as cidades e continentes. O mapa interativo está em:  http://www.submarinecablemap.com Mapa de cabos submarinos no mundo Fonte:  http://www.submarinecablemap.com No mapa, o trajeto dos cabos é estilizado e não corresponde à localização exata do cabo. Percebe-se que existem áreas com bastante conexão como é o caso do Brasil, que possui conexões com diversos outros países e inclusive possui uma série de cidades litorâneas conectadas entre si. Mapa de cabos submarinos ligando cidades litorâneas brasileiras http://www.submarinecablemap.com Um caso interessante é do cabo submarino que leva informação para Cuba, que parte da Venezuela, um bom caso para se estudar a geopolítica das telecomunicações.