Pular para o conteúdo principal

Oswaldo Sevá Filho (1948 - 2015)

Nos despedimos do Professor e amigo Oswaldo Sevá Filho que faleceu em Campinas, sua cidade natal, no dia 28 de fevereiro de 2015.

Ele era professor aposentado dos cursos de Engenharia Mecânica, Planejamento Energético e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas e deixa saudade em amigos e familiares.


Sempre foi um defensor da vida e lutou muito pelos espoliados e pela coletividade, fossem ribeirinhos do distante Rio Xingu ou vizinhos moradores do distrito de Barão Geraldo. 

Viveu lutando e morreu lutando. Essa é a imagem fica pra mim.

Agora ele vai descansar em paz.



Oswaldo Sevá Filho no Rio Xingu 
Foto: Verena Glass - Mov. Xingu Vivo

Sevá e o mapeamento de riscos nas cidades

Para quem não sabe, Sevá era um defensor das populações e do ambiente não só na Amazônia mas nas cidades também. Aliás o papel dele na investigação de riscos ambientais nas cidades e como defensor do mapeamento participativo merece destaque, como procurei fazer em Dagnino e Carpi Junior (2014) no texto "História, desafios e perspectivas do mapeamento ambiental participativo no estado de São Paulo".

Aqui destaco um trecho da sua página pessoal http://www.ifch.unicamp.br/profseva/ onde ele comenta o meu trabalho, no item 7. Mapeamento de Riscos e de Alterações Ambientais na macro-metrópole paulistana, na região de Campinas, no distrito de Barão Geraldo - e nas bacias fluviais dos rios Piracicaba e Mogi-Guaçu. (Leste de SP): 

"O Rio ou Ribeirão das Pedras foi também objeto de um minucioso estudo feito pelo geógrafo Ricardo Sampaio Dagnino em sua dissertação de Mestrado no Instituto de Geociências da Unicamp e posteriormente, pela sua militancia junto a entidades de Barão Geraldo, que continuam acompanhando os problemas dessa bacia fluvial."
 
"Abra o link do Ribeirão das Pedras para o blog mantido pelo Ricardo, que também alimenta o denso e variado blog  "Profissão : Geógrafo" ampliando o interesse e as ferramentas de estudo para analisar o Estado de São Paulo, o País, o continente e o planeta, além dos grandes mestres dessa disciplina  - como convém aos geógrafos..."


Homenagens

Dentre as diversas homenagens publicadas nesses dias destaco: 

A recordação de Henrique Novaes, "Ao Mestre Sevá Filho: nosso engenheiro índio" de que certa vez chamara-o de engenheiro índio e ele confirmou que gostava de se banhar como os índios, nos poucos rios ainda não mercantilizados do Brasil, mas que se considerava mais um professor de engenharia do que engenheiro.

A carta de Celso Alvear "Só peixe morto não nada contra a correntezarelembrando o papel de Sevá nos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS) - aqui!

O texto do Movimento Xingu Vivo para sempre, "Oswaldo Sevá, um rio que correu para o infinito", que diz que Sevá foi um rio caudaloso que buliu com tudo e todos que estiveram a sua volta. [...] Foi superlativo e intenso em todos os momentos de sua vida."


As memórias de Tania Pacheco, com o texto "Oswaldo Sevá foi brigar em outros mundos", que recorda que "ele ria das brigas com a mesma vivacidade com que muitas vezes as ‘comprava’" e deseja "Vai, Sevá, brigar contra Belo Monte em outros espaços! Quem sabe você consegue que um meteoro bem avisado libere de novo as águas do Xingu e vingue a revolta de tod@s nós!".


Referências:

ALVEAR, Celso Alexandre Souza. Só peixe morto não nada contra a correnteza. Publicada na SOLTEC - UFRJ. Disponível em: <http://cirandas.net/soltec_ufrj/noticias-do-soltec/so-peixe-morto-nao-nada-contra-a-correnteza>. Acesso em 3 mar 2015.

DAGNINO, R.; CARPI JUNIOR, S. História, desafios e perspectivas do mapeamento ambiental participativo no estado de São Paulo. In: DIAS, Leonice Seolin; BENINI, Sandra. (Org.). Estudos ambientais aplicados em bacias hidrográficas. Tupã: ANAP, 2014, p. 13-28. Disponível em: <http://goo.gl/URVp5G>. Acesso em 3 mar 2015.

Movimento Xingu Vivo para sempre. Oswaldo Sevá, um rio que correu para o infinito. 1 de março de 2015. Disponível em: <http://goo.gl/BPw9kE>. Acesso em 3 mar 2015.

NOVAES, Henrique. Ao Mestre Sevá Filho: nosso engenheiro índio. 1 de março de 2015.

PACHECO, Tania. Oswaldo Sevá foi brigar em outros mundos… Combate - Racismo Ambiental. 1 de março de 2015. Disponível em: <http://goo.gl/xNbTwL>. Acesso em 3 mar 2015.

Mais postagens sobre Sevá

http://profissaogeografo.blogspot.com.br/search/label/Oswaldo%20Sev%C3%A1

Comentários

Postagens mais vistas nos últimos 30 dias

Expansão urbana da cidade de São Paulo (1800-2000)

Os mapas e arquivos mostrando a expansão urbana de São Paulo estão acessíveis gratuitamente no site da Lincoln Institute of Land Policy, como parte do Atlas da Expansão Urbana, organizado por Angel (2010). Mais informações sobre o Atlas no site . Fonte: ANGEL, S., PARENT, J.;  CIVCO D.; BLEI, A. Atlas of Urban Expansion. Cambridge MA: Lincoln Institute of Land Policy, 2010. Online at  http://www.lincolninst.edu/subcenters/atlas-urban-expansion /. Sobre o projeto: "The Atlas of Urban Expansion provides the geographic and quantitative dimensions of urban expansion and its key attributes in cities the world over. The data and images are available for free downloading, for scholars, public officials, planners, those engaged in international development, and concerned citizens. The global empirical evidence presented here is critical for an intelligent discussion of plans and policies to manage urban expansion everywhere." Sobre os mapas da seção 2 "30 Cities in Histo

Wikimapia: Tumbas e mausoléus vistos do céu

Pirâmides de Quéops e Quéfren no Cairo, Egito Publicado no Wikimapia blog  em agosto de 2012 - "Top 10 most magnificent tombs of the world on Wikimapia" Nessa postagem é possível ver a localização de outros nove tumbas e mausoléus famosos. Taj Mahal The Che Guevara Mausoleum

Cabos submarinos de internet e telecomunicações

Dica do amigo Eduardo Virgilio: Site  |   Facebook No início de 2017, existiam aproximadamente 428 cabos submarinos em operação. Este mapa interativo mostra as conexões dos cabos submarinos de telecomunicações. São cabos de fibra ótica que levam informações entre as cidades e continentes. O mapa interativo está em:  http://www.submarinecablemap.com Mapa de cabos submarinos no mundo Fonte:  http://www.submarinecablemap.com No mapa, o trajeto dos cabos é estilizado e não corresponde à localização exata do cabo. Percebe-se que existem áreas com bastante conexão como é o caso do Brasil, que possui conexões com diversos outros países e inclusive possui uma série de cidades litorâneas conectadas entre si. Mapa de cabos submarinos ligando cidades litorâneas brasileiras http://www.submarinecablemap.com Um caso interessante é do cabo submarino que leva informação para Cuba, que parte da Venezuela, um bom caso para se estudar a geopolítica das telecomunicações.