
O mapa acima mostra a riqueza das espécies ao redor do mundo e faz parte do projeto "Distribuição das espécies animais em GRID" (Gridded Species Distribution - https://sedac.ciesin.columbia.edu/data/collection/species), do Centro de Aplicação e dados Socioeconômicos (SEDAC).
Semana passada participei no Núcleo de Estudos de População (NEPO) do “Workshop on Methods of Spatial Data Integration: a SEDAC user Workshop” sobre métodos e técnicas de integrar dados espaciais, tanto sociais quanto ambientais, em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
O curso foi ministrado pelos geógrafos Alex de Sherbinin e Susana Beatriz Adamo, do Center for International Earth Science Information Network (CIESIN) e do Socioeconomic Data and Applications Center (SEDAC), ambos ligados à Universidade de Columbia (Nova York).
Foi coordenado por Daniel Hogan e Roberto Luiz do Carmo e contou com a participação de estudantes de 3 cursos de pós-graduação da Unicamp (Demografia, Geografia e Ambiente e Sociedade) da Unicamp e pesquisadores convidados de outras instituições.
Veja a notícia publicada no website do CIESIN.
|
Abaixo vão alguns exemplos dos dados em formato shapefile para SIG que podem ser baixados da página de downloads do CIESIN:
- Distribuição geográfica global da vulnerabilidade à mudança climática (Global Geographical Distribution of Vulnerability to Climate Change);
- População do mundo em format GRID, para Sistemas de Informação Geográfica (Gridded Population of the World (GPW)—version 3);
- Ponto críticos de Desastres Naturais: Uma análise global de riscos (Natural Disaster Hotspots: A Global Risk Analysis);
- Projeto de mapeamento global da população urbana e rural (Global Rural-Urban Mapping Project (GRUMP)—alpha version);
- Coleção de dados da Lagoa Mirim, Brasil/Uruguai (Laguna Merin Data Collection).

Comentários
Postar um comentário