26 agosto 2013

Empresas de transporte, de lixo e especulação imobiliária governam as cidades brasileiras, diz Pochmann

A reportagem de Oliveira (2013) traz algumas notas e comentários de Marcio Pochmann durante um seminário realizado em Porto Alegre no dia 19 de agosto:

+ O tema das cidades, que ganhou muita ênfase com os protestos e manifestações recentes, será um dos principais pontos a ser debatido nas eleições presidenciais e estaduais de 2014.

+ Existem três forças políticas que atualmente governam as cidades brasileiras: o capital da especulação imobiliária, o capital das empresas que operam o transporte público e o capital das empresas que operam os serviços de coleta e destinação do lixo. "A reinvenção das cidades pressupõe a construção de uma nova maioria política. Não existe futuro com esses três grupos”,

+ O século XXI será “o século das cidades”. As metrópoles precisam se reinventar para oferecer qualidade de vida e direitos sociais ao novo perfil demográfico que o país terá nas próximas décadas – com o crescimento da população idosa e a diminuição do número de pessoas por família.

+ Um dos principais entraves à qualidade de vida nas cidades é a “disputa do tempo” dos seus habitantes. “A questão fundamental é: como usar nosso tempo livre? Uma coisa é o trabalho no capitalismo como condição de sobrevivência. Existem formas de trabalho que não são regidas pela dependência monetária”.

+ Na política nacional existe “um certo esgotamento da agenda da inclusão social”, que não consegue se aprofundar mais no atual arranjo político do governo federal. “A maioria política construída em 2002 nos permitiu recuperar a agenda da inclusão social, que estava interrompida desde 1964. Mas é insuficiente para darmos um passo posterior e construir uma agenda civilizatória que vá além apenas da inclusão pelo mercado”.

+ As manifestações de junho deste ano demonstram os limites de um projeto “ubrano-industrial e social-democrata de inclusão na sociedade de consumo”.

Marcio Pochmann foi professor da Universidade Estadual de Campinas, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e candidato à prefeitura de Campinas em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Referência

OLIVEIRA, Samir. Especulação imobiliária, transporte e lixo governam cidades, diz Pochmann. In: Rede Brasil Atual - 21/08/2013 - Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/cidades/construtoras-empresas-de-transporte-e-de-coleta-de-lixo-governam-cidades-diz-pochmann-8065.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...