30 abril 2009

Manhattan (Nova York) 1609 versus 2009: Da Beleza Natural para a Selva de Pedrar to Urban Jungle

Como seria a ilha de Manhattan (em Nova York, Estados Unidos) há 400 anos?

 
Para tentar responder essa pergunta foi criado o Projeto Mannahatta desenvolvido por uma equipe da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem (Wildlife Conservation Society) formada por Eric Sanderson, Kim Fisher, Markley Boyer, Amanda Huron and Danielle LaBruna.

Em 29 de abril de 2009, no site da National Geographic, foi postado "MANHATTAN 1609 vs. 2009: Natural Wonder to Urban Jungle" uma notícia sobre este projeto (de onde tirei grande parte das informações constantes aqui). 

O projeto compara como era a ilha de Nova York em 1609 (quando era conhecida pelos índios como Mannahatta ou terra de muitas colinas) e como é a Manhattan de hoje 2009. As fotos abaixo foram retiradas do post da National:





No site do projeto existe um modo de navegação interativa que permite verificar como era o substrato natural ondese assenta cada quarteirão. É possível também fazer download de atividades como trajetos que os professores podem fazer com seus alunos, explicando as mudanças na paisagens e o que havia em cada local em 1609 e o que há hoje (a imagem abaixo fiz juntando o explorer com a proposta de trabalho de campo para High Scholl).

Ainda na sessão de Downloads é possível baixar a Lesson 3: The Changing Life of a Water Droplet que mostra como a ilha afeta o ciclo da água.  Dessa lição retirei a seguinte ilustração que mostra como a ilha é abastecida de água potável:

No item Science encontra-se uma discussão metodológica sobre a elaboração dos mapas do projeto em softwares de geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Abaixo tem-se um fluxograma simplificado das atividades do projeto. 
   

Para quem quiser saber mais pode visitar o site do projeto ou dar uma olhada no livro originado a partir dele: "Mannahatta: A Natural History of New York City" publicado por Eric W Sanderson, com ilustrações de Markley Boyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...