29 maio 2010

Homenagem para Milton Santos - Dia do Geógrafo 2010

Parabéns aos geógrafos!!



Agradeço à colega Ana Stumpf Mitchell pela dica dessa música que apresenta um trecho do livro do Milton Santos na voz de Hebe Alves!

CD: "Salve as Folhas" (2007) - Representa o material didático utilizado nas oficinas "Compreendendo o Meio Ambiente a partir da audição", iniciado em 2007 pelo Instituto do Meio Ambiente, através da DEAMA (Bahia).

Composição: Danilo Caymmi/Dudu Falcão

Percussão: Giba Conceição
Texto: Milton Santos
Voz: Hebe Alves
Violão: Mario Ulloa

O Bem e o Mal (2007) - "compreendendo o meio ambiente através da audição - Homenagem à Milton Santos" by ricardosdag


Trecho falado é baseado em um texto do geógrafo Milton Santos.
Veja dos detalhes:
Letra de "O Bem e o Mal"
"O que eu quero dizer é que a busca da utopia, é algo de ancestral e companheiro do homem . Eu sei que hoje se costuma ridicularizar quem fala em utopia, mas não me preocupo em insistir que sem ela não vale a pena viver, e sem ela tão pouco é possível pensar porque o pensamento não é produzido a partir do que houve, nem do que há."
Trecho da Conferência magna proferida por Milton Santos no I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, em 12 de julho de 2000. Um dos eventos que marcou o centenário da Fundação Oswaldo Cruz.
Versão 1:
"A mensagem mais importante que gostaria de passar é que a busca da utopia é algo ancestral e companheirodo homem. O que distingue o ser humano dos outros animais não é o dedão, é exatamente o fato de queele é portador de utopia. Eu sei que hoje se costuma ridicularizar quem fala em utopia, mas não me preocupo em insistir que sem ela não vale a pena viver, e sem ela também é impossível pensar, porque o pensamento não é produzido a partir do que houve, nem do que há."
(referência: SANTOS, Milton. Saúde e ambiente no processo de desenvolvimento. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2003, vol.8, n.1, pp. 309-314. ISSN 1413-8123. p.310. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/csc/v8n1/a24v08n1.pdf)
Versão 2:
"O que eu quero dizer (mesmo,) é que a busca da utopia, é algo de ancestral e companheiro do homem (, porque o que distingue o homem dos outros animais não é esse dedão, é exatamente o fato de que ele é portador de utopia. Eu sei que hoje se costuma ridicularizar quem fala em utopia, mas não me preocupo em insistir que sem ela não vale a pena viver, e sem ela tão pouco é possível pensar porque o pensamento não é produzido a partir do que houve, nem do que há."
(Conferência Magna Dr. Milton Santos – USP. I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no processo de Desenvolvimento – 12 de julho de 2000. Disponível: http://leonildoc.orgfree.com/milton.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...