04 setembro 2014

Exposições no National Building Museum (Washington, EUA)

Lendo a coluna de Raul Juste Lores "Diário de Washington - O mapa da cultura" na Folha de São Paulo de 31 de agosto de 2014, reproduzida no site da Folha (http://goo.gl/7Gjzmq), fiquei sabendo de duas exposições que estão acontecendo no Museu de Arquitetura e Engenharia, o National Building Museum - Washington, D.C (http://www.nbm.org/). Um museu dedicado à história e impacto do ambiente construído.

A primeira a exposição é sobre Design para enfrentar desastres e um trecho da apresentação da exposição diz:

"The National Building Museum's exhibition, Designing for Disaster, examines how we assess risks from natural hazards and how we can create policies, plans, and designs yielding safer, more disaster-resilient communities."

As perguntas que ajudaram a orientar a abordagem da exposição são:

1. Onde devemos construir?
2. Como devemos construir?

Página da exposição sobre Design para enfrentar desastres: http://goo.gl/3hHtFg

Video mostrando um pouco da exposição: http://youtu.be/Nns6RGo4lSU




Existem vídeos curtos de sensibilização como este que pergunta: Verdadeiro ou falso que viver protegido por uma barragem ou estrutura para barrar a água elimina o risco de alagamento? E a resposta é FALSO. Veja o video no site do museu (http://goo.gl/xMC52A) ou no youtube (http://youtu.be/f1tFXom9aLI)






Outra exposição que me chamou a atenção: o labirinto do arquiteto Bjarke Ingels mencionado no artigo de Kriston Capps em City Lab (http://goo.gl/hlgyCT). Segundo Raul Lores, da Folha, o labirinto remeteria ao filme "O Iluminado" de Stanley Kubrick, cujas cenas finais se passam em um labirinto (http://youtu.be/Ley9k94GoZU). Mais informações sobre o labirinto no site do Museu (http://goo.gl/0cwQYl)



Fonte: CityLab




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...