25 fevereiro 2013

Mapeamento de riscos em São Paulo, Minas Gerais e Bahia

O professor Oswaldo Sevá Filho participou das atividades do Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST) criado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre 1991 e 1992.

Segundo Sevá, o INST foi criado para subsidiar e apoiar as atividades dos sindicatos de trabalhadores na luta pela melhoria das condições de trabalho, e pela redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, que são verdadeiras epidemias descontroladas nas empresas brasileiras."

Naquela época ele participou ativamente do mapeamento ambiental no Recôncavo Baiano e nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (ABC), de Belo Horizonte e no Vale do Aço (MG), feito em 1992, com a cooperação técnica e financeira da central sindical italiana CGIL.

Como resultado desse trabalho foram apresentados no Global Forum 1992, no RJ, uma exposição de fotos e cartografias temáticas e um livro que foi escaneado e encontra-se em formato PDF na página do Sevá (aqui).


Ilustração baseada na capa do livro


Para citar:

BARBOSA, Rosana M. e SEVÁ FILHO, A. Oswaldo (coordenação editorial) “Risco Ambiental - Roteiros para avaliação das condições de vida e de trabalho em três regiões: ABC/ São Paulo, Belo Horizonte e Vale do Aço/ MG , Recôncavo Baiano”. INST- Instituto Nacional de Saúde no Trabalho/ CUT, São Paulo, 1992. Disponível em: http://goo.gl/A3Fj0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...