11 agosto 2015

Classificação de localidades brasileiras (IBGE, 2015)


A lista de definições dos termos relativos à classificação de localidades brasileiras segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é encontrada no "Glossário dos termos genéricos dos nomes geográficos utilizados no mapeamento sistemático do Brasil – Volume 2" (IBGE, 2015, p. 36-37).

Capa do Glossário - Volume 2

Termos relativos à classificação de localidades pelo IBGE

Aglomerado rural: Localidade situada em área não definida legalmente como urbana e caracterizada por um conjunto de edificações permanentes e adjacentes, formando área continuamente construída, com arruamentos reconhecíveis ou dispostos ao longo de uma via de comunicação. Os aglomerados rurais classificam-se em: aglomerados rurais de extensão urbana e aglomerados rurais isolados.

Aglomerado rural de extensão urbana: Localidade que tem as características definidoras de aglomerado rural e está localizada a menos de 1 km de distância da área urbana de uma cidade ou vila ou de um aglomerado rural já definido como de extensão urbana, possuindo contiguidade em relação a uma das localidades anteriormente citadas. Constitui simples extensão da área urbana legalmente definida, com loteamentos já habitados, conjuntos habitacionais, aglomerados de moradias ditas subnormais (favelas) ou núcleos desenvolvidos em torno de estabelecimentos industriais, comerciais ou de serviços.

Aglomerado rural isolado: Localidade que tem as características de aglomerado rural e está localizada a uma distância igual ou superior a 1 km da área urbana de uma cidade ou vila ou de um aglomerado rural já definido como de extensão urbana. Os aglomerados rurais isolados classificam-se em: povoados, núcleos e lugarejos.

Capital: Localidade onde se situa a sede do governo de Unidade da Federação, excluído o Distrito Federal.

Capital federal: Localidade onde se situa a sede do governo federal com os seus poderes executivo, legislativo e judiciário.

Cidade: Localidade com o mesmo nome do município a que pertence (sede municipal) e onde está sediada a respectiva prefeitura, excluídos os municípios das capitais.

Lugarejo: Localidade sem caráter privado ou empresarial, que possui característica definidora de aglomerado rural isolado e não dispõe, no todo ou em parte, dos serviços ou equipamentos enunciados para o povoado.

Nome local: Lugar que não se enquadre nas demais classificações de localidade e que seja reconhecido nominalmente pela população local, possuindo ou não habitações humanas, e sem um perímetro que o defina geometricamente.

Núcleo: Localidade que tem a característica definidora de aglomerado rural isolado e possui caráter privado ou empresarial, estando vinculado a um único proprietário do solo (empresas agrícolas, indústrias, usinas etc.).

Povoado: Localidade que tem a característica definidora de aglomerado rural isolado e possui pelo menos um estabelecimento comercial de bens de consumo frequente e dois dos seguintes serviços ou equipamento: um estabelecimento de ensino fundamental do 1º ao 9º ano em funcionamento regular; um posto de saúde, com atendimento regular; e um templo religioso de qualquer credo para atender aos moradores de aglomerados e/ou áreas rurais próximas. Corresponde a um aglomerado sem caráter privado ou empresarial, ou que não está vinculado a um único proprietário do solo, e cujos moradores exercem atividades econômicas, quer primárias, terciárias ou, mesmo secundárias, na própria localidade ou fora dela.

Vila: Localidade com o mesmo nome do distrito a que pertence (sede distrital) e onde está sediada a autoridade distrital, excluídos os distritos das sedes municipais.

Fonte

IBGE. Termos relativos à classificação de localidades definida pelo IBGE. In: IBGE. Glossário dos termos genéricos dos nomes geográficos utilizados no mapeamento sistemático do Brasil – Volume 2. Rio de Janeiro, IBGE, 2015. (p. 36-37).

Ligações

Link para a página do Glossário 

Volume 1. Escala 1:1 000 000 : base cartográfica contínua do Brasil ao milionésimo - BCIM -
Volume 2. Base cartográfica contínua do Brasil na escala 1:250 000 - BC250.
http://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=288835

Link direto para o Volume 2 (PDF) 

Um comentário:

  1. Curioso que eles nao incluiram a tao discutida definicao do que urbano e rural. Alguem sabe por que?

    ResponderExcluir

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...