15 julho 2014

Dissertação sobre ingestão de resíduos sólidos por tartarugas-verdes no litoral paulista

A dissertação de mestrado de Daiana Bezerra (2014) trata da ingestão de resíduos sólidos por tartarugas-verdes no mosaico de Unidades de Conservação no sul de São Paulo. Ela verificou a quantidade, cor, tamanho e peso do lixo marinho ingerido e retido no sistema digestivo das tartarugas marinhas. Um trabalho triste mas muito interessante: veja mais em http://goo.gl/EM1yws


Trecho do resumo da dissertação

"Do total de tartarugas amostradas, 70% ingeriu resíduos que somaram 7330 itens, variando de 1 a 1518 por animal. O peso total de resíduos analisados foi de 497,69 g e o volume 619,7 ml. [...] As diferenças observadas entre os tipos e as cores dos resíduos sólidos ingeridos, provavelmente não expressam a preferência do animal por tipo ou cor, mas podem refletir a disponibilidade dos resíduos nas áreas de alimentação. Conhecer a proporção do lixo marinho ingerido é importante para revelar informações acerca da magnitude do impacto sobre a biota marinha na região. Os resultados evidenciam a interação negativa da poluição marinha sobre as tartarugas-verdes, sendo que estas podem funcionar como bioindicadoras da qualidade ambiental na área de estudo. Dada a importância da região, por tratar-se de um mosaico de Unidades de Conservação, faz-se necessária a implementação de medidas mitigatórias que visem à conservação das tartarugas marinhas e do relevante ambiente."



Acesse a dissertação aqui: http://goo.gl/EM1yws


Referências

BEZERRA, Daiana. Ingestão de resíduos sólidos por tartarugas-verdes (Chelonia mydas) em área de alimentação dentro de um Mosaico de Unidades de Conservação no sul do Estado de São Paulo, Brasil. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2014. (Orientador: Prof. Emgydio L. de A. Monteiro FIlho; Co-orientadora: Ana Cristina Vigliar Bondioli). Disponível em: <http://goo.gl/EM1yws>. Acesso em 15 jul. 2014.

Ligações externas:

Vídeo da ABC sobre lixo nos oceanos: aqui

Fotos da National Geographic: aqui

Documentário da National Geographic: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...