30 janeiro 2014

Natureza viva de Margherita Leoni no Parque Nacional das Emas

Assista o vídeo de Ricardo Martensen sobre o trabalho da artista plástica Margherita Leoni no Parque Nacional das Emas (Goiás). O vídeo faz parte do Projeto de Pesquisa "Estrutura secretoras em espécies vegetais do cerrado: abordagens morfológica, química e ecológica" coordenado pela Prof. Silvia Rodrigues Machado dentro do Projeto Biota (FAPESP 2008/55434-7). O vídeo mostra, através do trabalho da artista, o poder de recuperação da vegetação de cerrado frente ao enorme incêndio que atingiu mais de 90% do Parque em 2010.



Biografia:

Margherita Leoni nasceu em Bergamo, Itália, em 1974. Ela se formou com honras em pintura em 1997 na Academia de Belas Artes de Brera, em Milão. Ela imediatamente passou seis meses no Brasil na Reserva Biológica de Quebrangulo, onde ela pintou em aquarela as muitas espécies de plantas que descobriu dentro do ambiente de floresta natural. E aqui começou seu trabalho dedicado às florestas selvagens e, em especial, as plantas que podem ser encontrados dentro da bio-diversidade do Brasil, a Amazônia, as florestas tropicais e Cerrado. Em 1999 ela se casou com o escultor brasileiro Mello Witkowski Pinto e no mesmo ano mudou-se para viver no Brasil, na cidade de Americana, São Paulo. Ela vive entre o Brasil e a Itália. (Fonte: Tina B. Talks)

Mais:

Site oficial: http://margheritaleoni.com

Site do Jardim Botânico Plantarum, parceira de Margherita nos cursos que a artista ministra: http://www.plantarum.org.br/jardim-botanico


Frame extraído do vídeo


Obra da série sobre o Parque das Emas

Obra da série sobre o Parque das Emas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...