13 novembro 2013

Manifestos sobre a Política habitacional em Campinas, São Paulo

Abaixo estão os links para dois manifestos produzidos pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Campinas, também reproduzidos no site da Articulação Nacional de GTs de Urbana da Associação dos Geógrafos Brasileiros (aqui). Dica do colega e amigo Juliano Timmers.


  • Manifesto contra a “política habitacional” adotada no Município de Campinas-SP - 26/09/2013 (aqui)
  • Manifesto contra os despejos forçados, em defesa da Ocupação Joana D’Arc e por uma política de habitação popular em Campinas - 23/10/2013 (aqui)
Mais:


07 novembro 2013

GéoTribu

GéoTribu é uma das melhores ferramentas de comparação de mapas entre as as plataformas Google Maps, Bing, OpenStreetMap e Yahoo, com a possibilidade de escolher quais camadas (satélite, mapa, etc) serão apresentadas.

A dica está na postagem de Anderson Medeiros (5 Ferramentas Online para Comparar Mapas de Diferentes Plataformas Web. 19 de setembro de 2013. Disponível aqui).

Vejam abaixo alguns testes em áreas bem diferenciadas: a capital federal, Brasília; uma vila de um importante município do Estado de São Paulo, a vila de Barão Geraldo em Campinas; e uma cidade da Amazônia brasileira, Altamira. E mais abaixo, o processo de reforma do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, antes (foto da direita inferior), durante (esquerda inferior) e depois (direita superior).





Brasília - Distrito Federal
Vila do distrito de Barão Geraldo - Campinas - São Paulo

Sede municipal de Altamira - Pará



Estadio Nacional de Brasília - Brasília - Distrito Federal

04 novembro 2013

Poluição do ar em São Paulo

Estudo da ONG Saúde e Sustentabilidade aponta que o ar contaminado contribuiu, em 2011, para 17.443 mortes no Estado de São Paulo, mais que o dobro das ocorridas no trânsito. A maioria das vítimas era vulnerável, como pessoas com doenças respiratórias. 

O efeito do ar empoeirado também é grande sobre as internações hospitalares, que em todo ano de 2011, esteve relacionada a 68.499 internações.

Segundo Evangelina de Araujo Vormittag, uma das autoras da pesquisaas fontes da poluição são várias: fumaça das indústrias e da queima de cana-de-açúcar, principalmente nas cidades do interior do estado, e poluição veicular. 

Os dados de quantidade de poluentes na atmosfera foram geradas pela Cetesb, agência ambiental paulista e os dados de mortes foram obtidos no Datasus. Foram utilizadas fórmulas matemáticas empregadas em todo o mundo, que relacionam a poluição do ar com casos de internação hospitalar ou morte.

Trechos da reportagem de Geraque (2013) sobre o relatório:

"Mesmo em termos geográficos, quando olhamos as cidades, todas têm altos níveis de material particulado [poeira]", afirma Evangelina.

+ Nas cidades estudadas, os níveis de poeira fina e muito fina estão acima dos considerados seguros para a saúde humana pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

+ Apesar de o problema estar espalhado por todo o Estado, as concentrações maiores ainda estão nas grandes regiões metropolitanas.

+ Os dados de 2011 mostram que apenas Araçatuba, entre as dez cidades mais poluídas, não está em uma grande região metropolitana.

+ Os municípios que apresentam o maior risco de morte são: Cubatão, Osasco, Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara e São Carlos.
Mapa disponível na apresentação do relatório: http://goo.gl/9Ir9tt

Mapa disponível na reportagem da Folha de São Paulo: <http://goo.gl/JfI78I>

Mais:

_ GERAQUE, E. Poluição mata quase 100 mil em seis anos. Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, C4, 23 de setembro de 2013. Disponível em: <http://goo.gl/JfI78I>. Acesso em 10 de outubro de 2013.

_ Página do Instituto Saúde e Sustentabilidade: http://goo.gl/9Ir9tt

_ Apresentação do relatório: http://goo.gl/XmUKfD

_ Autores do relatório:

Evangelina da M. P. A. de Araujo Vormittag
Cristina Guimarães Rodrigues
Marina Jorge de Miranda
Júlia Affonso Cavalcante
Renan Rodrigues da Costa
Camila Acosta Camargo
Paulo Hilário Nascimento Saldiva

_ Postagens sobre poluição do ar

Poluição do ar em Porto Alegre (aqui),
Cartazes de saúde pública (aqui),
Chumbo em São Paulo (aqui),
Poluição do ar em Paulínia (aqui)


Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...