25 fevereiro 2013

Mapeamento de riscos em São Paulo, Minas Gerais e Bahia

O professor Oswaldo Sevá Filho participou das atividades do Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST) criado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) entre 1991 e 1992.

Segundo Sevá, o INST foi criado para subsidiar e apoiar as atividades dos sindicatos de trabalhadores na luta pela melhoria das condições de trabalho, e pela redução dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, que são verdadeiras epidemias descontroladas nas empresas brasileiras."

Naquela época ele participou ativamente do mapeamento ambiental no Recôncavo Baiano e nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (ABC), de Belo Horizonte e no Vale do Aço (MG), feito em 1992, com a cooperação técnica e financeira da central sindical italiana CGIL.

Como resultado desse trabalho foram apresentados no Global Forum 1992, no RJ, uma exposição de fotos e cartografias temáticas e um livro que foi escaneado e encontra-se em formato PDF na página do Sevá (aqui).


Ilustração baseada na capa do livro


Para citar:

BARBOSA, Rosana M. e SEVÁ FILHO, A. Oswaldo (coordenação editorial) “Risco Ambiental - Roteiros para avaliação das condições de vida e de trabalho em três regiões: ABC/ São Paulo, Belo Horizonte e Vale do Aço/ MG , Recôncavo Baiano”. INST- Instituto Nacional de Saúde no Trabalho/ CUT, São Paulo, 1992. Disponível em: http://goo.gl/A3Fj0 

07 fevereiro 2013

Atlas da Igualdade de Gênero na Educação [Unesco, 2012]

World Atlas of Gender Equality in Education 

O Atlas da Igualdade de Gênero na Educação foi publicado em 2012 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Os mapas foram elaborados pela Collins Bartholomew Ltd.


O mapa e o gráfico mostram a correlação entre aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e o aumento na Esperança de Vida Escolar (EVE), que significa o número provável de anos que uma criança em idade de frequentar escola vai frequentá-la de fato.

Pág. 13



Pág. 14-15


Índice de Paridade entre os Sexos e PIB: mostra que mulheres tem mais probabilidade de cursas estudos superiores em países ricos.

Pág. 80



Atlas em PDF




03 fevereiro 2013

Reedição do livro Topofilia de Yi Fu Tuan


Republicando uma ótima notícia no site do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural.
--=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-=-=-=-
topofilia
Acaba de “sair do forno” a nova edição do livro Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente“, do geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan.
O livro, publicado originalmente em 1974, nos Estados Unidos, foi publicado no Brasil em edição única pela Difel, em 1980. Traduzido por Lívia de Oliveira (UNESP-RC), o livro é um clássico da geografia mundial, e tem um papel especial na difusão da geografia humanista e dos estudos de percepção do meio ambiente, tanto para a geografia quanto para uma grande área interdisciplinar.
Desde o início dos anos 2000 cresceu um esforço para conseguir a reedição do livro, que finalmente encontrou morada na Editora da Universidade Estadual de Londrina.
Saiba mais clicando aqui.
--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...