04 novembro 2013

Poluição do ar em São Paulo

Estudo da ONG Saúde e Sustentabilidade aponta que o ar contaminado contribuiu, em 2011, para 17.443 mortes no Estado de São Paulo, mais que o dobro das ocorridas no trânsito. A maioria das vítimas era vulnerável, como pessoas com doenças respiratórias. 

O efeito do ar empoeirado também é grande sobre as internações hospitalares, que em todo ano de 2011, esteve relacionada a 68.499 internações.

Segundo Evangelina de Araujo Vormittag, uma das autoras da pesquisaas fontes da poluição são várias: fumaça das indústrias e da queima de cana-de-açúcar, principalmente nas cidades do interior do estado, e poluição veicular. 

Os dados de quantidade de poluentes na atmosfera foram geradas pela Cetesb, agência ambiental paulista e os dados de mortes foram obtidos no Datasus. Foram utilizadas fórmulas matemáticas empregadas em todo o mundo, que relacionam a poluição do ar com casos de internação hospitalar ou morte.

Trechos da reportagem de Geraque (2013) sobre o relatório:

"Mesmo em termos geográficos, quando olhamos as cidades, todas têm altos níveis de material particulado [poeira]", afirma Evangelina.

+ Nas cidades estudadas, os níveis de poeira fina e muito fina estão acima dos considerados seguros para a saúde humana pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

+ Apesar de o problema estar espalhado por todo o Estado, as concentrações maiores ainda estão nas grandes regiões metropolitanas.

+ Os dados de 2011 mostram que apenas Araçatuba, entre as dez cidades mais poluídas, não está em uma grande região metropolitana.

+ Os municípios que apresentam o maior risco de morte são: Cubatão, Osasco, Araçatuba, São José do Rio Preto, Araraquara e São Carlos.
Mapa disponível na apresentação do relatório: http://goo.gl/9Ir9tt

Mapa disponível na reportagem da Folha de São Paulo: <http://goo.gl/JfI78I>

Mais:

_ GERAQUE, E. Poluição mata quase 100 mil em seis anos. Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, C4, 23 de setembro de 2013. Disponível em: <http://goo.gl/JfI78I>. Acesso em 10 de outubro de 2013.

_ Página do Instituto Saúde e Sustentabilidade: http://goo.gl/9Ir9tt

_ Apresentação do relatório: http://goo.gl/XmUKfD

_ Autores do relatório:

Evangelina da M. P. A. de Araujo Vormittag
Cristina Guimarães Rodrigues
Marina Jorge de Miranda
Júlia Affonso Cavalcante
Renan Rodrigues da Costa
Camila Acosta Camargo
Paulo Hilário Nascimento Saldiva

_ Postagens sobre poluição do ar

Poluição do ar em Porto Alegre (aqui),
Cartazes de saúde pública (aqui),
Chumbo em São Paulo (aqui),
Poluição do ar em Paulínia (aqui)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...