26 novembro 2012

Lista de softwares geoespaciais livres [Org. LAPIS/UFAL]


O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) é uma unidade de investigação e desenvolvimento integrada no Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Dica do Geodireito.

Abaixo está a lista de softwares livres publicada em 8 de novembro de 2012 e extraída do site do LAPIS hoje. 

SOFTWARES DE DISTRIBUIÇÃO LIVRE

Uma seleção de software para o processamento de dados geoespaciais é apresentada nas Tabela 1.1 e Tabela 1.2. Observe que pode ser necessário algum tempo para se encontrar o melhor software para uma tarefa ou projeto específico.

Terminologia:

Freeware: Freeware (uma combinação das palavras “free” e “software”) é um software que está disponível para uso sem custos nem taxas, mas, geralmente, com um ou mais direitos de uso restritos. Comparado com o FOSS (vide abaixo), o código fonte não é usualmente publicado e, assim, o software não pode ser modificado ou ajustado por terceiros.

FOSS: Software livre e de código aberto (free and open-source software – F/OSS, FOSS), ou FLOSS (free/libre/open-source software) é um software que é: 1) de distribuição livre e de código aberto. É licenciado de forma que os usuários tenham o direito de usar, copiar, estudar, modificar e aperfeiçoar o seu projeto através da disponibilidade do seu código fonte.

Tabela 1.1. Softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG – em inglês, GIS) de distribuição livre


Terra MA2
Monitoramento, Análise e Alerta
http://www.dpi.inpe.br/terrama2/
TerraMA2 (antigo SISMADEN) é um produto de software, um sistema computacional, baseado em uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, em inglês), que fornece a infra-estrutura tecnológica necessária para o desenvolvimento de sistemas operacionais para monitoramento de riscos ambientais e de alerta. TerraMA2 fornece serviços para reunir dados atualizados através da internet e adicioná-lo ao banco de dados do sistema de alerta, os serviços de manipular / analisar os novos dados em tempo real e verificar se existe uma situação de risco, comparando com os mapas de risco ou um modelo definido; serviços para executar / editar / criar novo risco e modelos de alertas; serviços para criar e notificar alertas aos usuários do sistema, e outros serviços básicos e avançados.


GRASS
http://grass.fbk.eu/
Software para gestão de dados espaciais, análise, processamento de imagem, produção de mapa, modelo espacial e visualização. O GRASS é usado atualmente no meio acadêmico e comercial ao redor do mundo. O GRASS é um projeto da Fundação Geoespacial de Código Aberto.


gvSIG
http://www.gvsig.org/web/
O gvSig é um aplicativo para desktop projetado para capturar, armazenar, manusear, analisar e implantar qualquer tipo de informação geográfica referenciada, a fim de solucionar problemas de gestão complexa e de planejamento.


ILWIS
Integrated Land & Water Information System
http://www.ilwis.org/
http://52north.org/downloads/ilwis
ILWIS (Sistema de integração de informações de terra e água) é um software para processamento vetorial e matricial (raster). As características do ILWIS incluem digitalização, edição, análise e visualização de dados.


MAPWINDOW
http://mapwindow.org/
O projeto MapWindow incorpora o SIG de distribuição livre (FOSS GIS) a uma extensiva arquitetura de plugin.


Diva-GIS
http://www.diva-gis.org/
Útil para mapeamento e análise de dados de biodiversidade, como distribuição de espécies ou pontos de ocorrência de espécies. Lê e escreve formatos de dados padrão, como arquivos Shape da ESRI. Roda em Windows e em Mac OSX.


DMAP
http://www.dmap.co.uk/
Software de mapeamento projetado especificamente para produzir mapas de distribuição e mapas de referência.


SAGA
System for Automated Geoscientific Analyses
http://www.saga-gis.org/
System for Automated Geoscientific Analyses (SAGA – Sistema para Análises Automatizadas Geocientíficas).


SPRING
Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas
http://www.dpi.inpe.br/spring/
Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas: um SIG é um sistema de processamento de imagem, com modelo de dados orientado a objetos, que proporciona a integração de dados matriciais (raster) e vetoriais. Está disponível em português, inglês e espanhol, via Internet.


QUANTUM GIS
http://www.qgis.org/
O QGIS é um Sistema de Informações Geográficas de código aberto e é uma ferramenta SIG de uso amigável. É licenciado pela Licença Pública Geral (GNU). O QGIS é um projeto da Fundação Geoespacial de Código Aberto (OSGeo). Roda em Linux, Unix, Mac OSX e Windows. Suporta diversos formatos vetoriais, matriciais (raster) e de banco de dados.
Obs.: uma ampla gama de complementos para o software SIG pode ser encontrada em:http://freegeographytools.com/
Tente, também, o website do USGS:http://www.usgs.gov

Tabela 1.2. Softwares para processamento de imagens de distribuição livre


BILKO
http://www.noc.soton.ac.uk/bilko/
Bilko é um sistema completo para o aprendizado e o ensino de habilidades em análise de imagens por sensoriamento remoto. As rotinas integradas podem ser aplicadas à análise de qualquer imagem em um formato apropriado e inclui uma ampla gama de funções padrão de processamento de imagem.


InterImage
http://www.lvc.ele.puc-rio.br/projects/interimage/
Software de código aberto para análise de imagem orientada a objeto para interpretação automática da imagem.


Orfeao Toolbox
http://www.orfeo-toolbox.org/otb/
Orfeo Toolbox: desenvolvido pelo CNES da França, para análise de imagem orientada a objeto (OBIA). Mais fácil de usar no Linux.


OpenDragon
http://www.open-dragon.org/
Proporciona software de alta qualidade, nível comercial e de distribuição livre para processamento de imagem por sensoriamento remoto, destinado a usuários em escolas e universidades.


MultiSpec
https://engineering.purdue.edu/~biehl/MultiSpec/
Desenvolvido na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, para analisar dados de imagem multiespectral e hiperespectral.


PANCROMA
http://www.pancroma.com/
Utilitários para análise multiespectral e para processamento de imagem de satélites.


RAT
Radar Tools
http://radartools.berlios.de/
O RAT é uma poderosa ferramenta de software de código aberto para processamento de dados de sensores remotos do SAR – Synthetic Aperture Radar (Radar de Abertura Sintética).


MAP READY
http://www.asf.alaska.edu/downloads/software_tools
O kit de ferramentas do MapReady para sensoriamento remoto aceita dados de nível 1 detectados pelo SAR, dados do tipo single look do SAR e dados ópticos ASF. Ele pode corrigir o terreno, geocodificar, aplicar decomposições polarimétricas e salvar em formatos genéricos de imagem, incluindo GeoTIFF. Inclui visualizador de imagem, visualizador de metadados e conversor de coordenadas de projeção.


SPRING
Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas
http://www.dpi.inpe.br/spring/
Software SIG de código aberto com análise de imagem orientada a objeto (OBIA) para interpretação automática de imagem.


TNT LITE
http://www.microimages.com/
TNTlite é uma versão livre do TNTmips. Tem todas as características da versão profissional, exceto que o TNTlite limita o tamanho dos objetos do arquivo de projeto. Além disso, os processos para exportar estão desabilitados.
Obs.: o software mantido pelo projeto OSGeo pode ser testado ou usado sem instalação, via Live-DVD:http://live.osgeo.org/en/index.html

Um comentário:

  1. Esqueceram de incluir o IpeaGeo, o software gratuito de análises estatísticas e espaciais desenvolvido pelo Ipea

    http://www.ipea.gov.br/ipeageo/

    ResponderExcluir

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...