24 outubro 2011

Estudo Conexões Sustentáveis São Paulo - Amazônia


Esta animação faz parte da abertura do site http://conexoessustentaveis.org.br/estudo2011/



Na ilustração pode-se ver um homem de bigode e chapéu (remetendo à figura de um fazendeiro) montado em cima de um grilo como se fosse um cavalo, simbolizando o GRILEIRO de terras. Também se vê o BOI PIRATA, pivô de investigações da Polícia Federal e IBAMA sobre a pecuária em áreas protegidas da Amazônia. Tem também um boi com moto-serra e outro ateando fogo numa árvore. Além disso, dá pra ver a população atingida por barragens ao lado de um poste de energia elétrica.

Entrando na página pode-se ver o "Estudo Conexões Sustentáveis São Paulo - Amazônia" realizado pela ONG Repórter Brasil e pela Papel Social Comunicação. 
O estudo mostra quem se beneficia do desmatamento da Amazônia. A publicação é de outubro de 2008 e a ilustração que ela contém, quase idêntica àquela que consta, em forma de animação, no site é de autoria de Pingado Sociedade Ilustrativa.



21 outubro 2011

Livro: Novos Estados e a divisão territorial do Brasil

Livro recente do Geógrafo José Donizete apresenta os efeitos da divisão territorial que está sendo proposta no Brasil, com ênfase para a criação dos estados do Carajás e Tapajós a partir do desmembramento do estado do Pará.

CAZZOLATO, José Donizete. Novos Estados e a divisão territorial do Brasil: uma visão geográfica. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.



Acesse:

O site da Editora Oficina de textos

Um trecho do livro: aqui

Página de José Donizete

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...