15 junho 2011

Mapa dos conflitos ambientais de Minas Gerais

Em tempo de discussão sobre energia nuclear vale a pena dar uma olhada no caso de Poços de Caldas.

Um caso é pouquíssimo divulgado que mostra a total falta de cuidado e de responsabilidade com um material altamente nocivo a saúde humana e ambiental que é o urânio.

Conheça outros casos clicando no mapa abaixo e navegando pelo mapa interativo.

Na apresentação do site consta que: "O portal Mapa dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais é resultado de um projeto de pesquisa em interface com extensão realizada de 2007 a 2010 pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTA/UFMG) em parceria com o Núcleo de Investigação em Justiça Ambiental da Universidade Federal de São João del-Rei (NINJA/UFSJ) e com pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)."

Dica do Prof. Roberto do Carmo!

03 junho 2011

Mapas e gráficos interativos do Censo 2010

Na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é possível acessar uma série de mapas e gráficos contendo os dados da sinopse do Censo 2010 e escolher quais os indicadores e variáveis serão representados.

Por exemplo, temos o mapa de densidades demográficas da população rural e urbana. No mapa, pode-se escolher um polígono (município) para se obter uma lista das informações. (site)




É possível gerar também pirâmides etárias para o Brasil e Unidades da Federação (estados) para os anos de 2000 e 2010. (site)



Existe também a opção de gerar cartogramas (mapas temáticos) com diversos dados como por exemplo a razão de sexo. (site)



Como exemplo temos os dados de densidade demográfica para o ano 1872 obtido através da
Tabela 1.10 (Densidade demográfica nos Censos Demográficos, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação - 1872/2010).





01 junho 2011

Livro: A obra de Aziz Nacib Ab'Saber


No dia 30 de maio, durante as comemorações do Dia do Geógrafo (29/5) e do Geólogo (30/5), ocorreu na Unicamp o lançamento do livro com mesa de autógrafos e palestra do Prof. Aziz. A coordenação é do professor Celso Dal Ré Carneiro, do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino (DGAE) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.



Impressões sobre a palestra:


Durante a palestra, Aziz destacou que tratava-se de uma homenagem aos alunos de geografia e geologia e não uma homenagem para ele, que nunca gostou muito de ser homenageado. Enquanto relembrava um pouco de suas experiências de descobrimento do Brasil (o descobrimento dos mares de morros da região de São Luiz do Paraitinga durante a infância, a viagem até o Mato Grosso com o Prof. Pasquale Petrone, o sertão nordestino, a Amazônia e por último o Rio Grande do Sul) ele falou que muitos dos deputados que aprovaram a reforma do código florestal não conhecem realmente o Brasil. Mais uma vez, Aziz deu uma aula de geografia, de construção de uma sólida carreira profissional e de cidadania!!


Sobre o livro:


O livro foi organizado por May Gautiere-Modenesi, Andrea Bartorelli, Virginio Mantesso-Neto, Celso Dal Ré Carneiro, Matias B. A. L.


Reúne a obra acadêmica do geógrafo Aziz Nacib Ab'Sáber e vem com um DVD anexo que contém documentário em vídeo, registro do encontro com Fernando Flávio Marques de Almeida, acervo de mapas e fotos das décadas de 1950 e 1960, além de mais de quatrocentos artigos publicados pelo autor (em formato PDF), incluindo textos inéditos, com possibilidade de busca simultânea.


Veja o site da Editora Beca.

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...