10 junho 2010

Relatório da FAO indica diminuição do desflorestamento mundial

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) divulgou em 25 de março de 2010 a versão preliminar do relatório "Avaliação dos Recursos Florestais Mundiais 2010", cuja versão final apenas será divulgada em outubro. Esse relatório é publicado a cada 5 anos e a versão de 2010 contou com a participação de 900 especialistas de 178 países, cobrindo a realidade de 223 países e territórios.

As principais conclusões são que o desmatamento diminuiu nos últimos 10 anos mas ainda continua num ritmo alarmante em diversos países. Entre 2000 e 2010 a perda de florestas foi de 13 milhões de hectares por ano, sendo que na década de 1990 a perda foi de 16 milhões.

Segundo o relatório, que pode ser baixado em: https://www.fao.org.br/ddmcramp.asp:
Brasil e Indonésia, que tiveram os maiores taxas de perdas florestais nos anos 90, reduziram significativamente suas taxas de desmatamento. Além disso, ambiciosos programas de plantações florestais em países como China, Índia, Estados Unidos e Vietnã – combinados com a expansão natural de florestas em algumas regiões – tem adicionado mais de sete milhões de hectares de florestas a cada ano.

Claudio Angelo publicou na Folha de São Paulo de 26 de março de 2010, no caderno Ciência, uma reportagem chamada "Perda de florestas cai 19% em uma década". Reproduzo a seguir o infográfico da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprimir a postagem em PDF

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...